O mercado de criptomoedas é, como todos já sabem, bastante volátil, mas enquanto isso é negativo por alguns pontos de vista, tem gente aproveitando para ganhar dinheiro.

Vale lembrar que no mercado de criptomoedas não são poucos os projetos que acabam morrendo, então caso você se interesse por investir nesse meio, esteja avisado: cuidado com a ganância, não entre de cabeça.

Antes de começar, destaco aqui que essa lista serve somente como uma curiosidade, e não recomenda nenhum investimento. É apenas incrível ver como criptomoedas, que antes não valiam nada, alcançarem valorizações tão grandes em um ano.

Para evitar aquelas moedas que apresentam uma valorização “irreal” por não ter volume o suficiente para você conseguir realizar os lucros de forma segura, analisamos apenas as 17 principais criptos por maiores marketcap e liquidez.

Cointimes Awards

Vamos analisar o retorno sobre investimento (ROI) em dólar, pois é a fiat mais utilizada no mundo e o tempo observado é um ano completo, ou seja, desempenho desde abril de 2019 até hoje.

1 – Chainlink (768,64%)

O famoso Oráculo descentralizado Chainlink é um projeto que basicamente oferece uma solução para um problema nos contratos inteligentes, fornecendo entradas e saídas confiáveis à prova de violações para smart contracts em qualquer blockchain.

Essa criptomoeda apresentou um desempenho realmente fora do comum no último ano, mesmo passando por alguns maus bocados. Há cerca de dois meses, a criptomoeda sofreu um flash crash em uma corretora, chegando a desvalorizar 99%.

Porém ela teve um excelente ano, fazendo parceria até com a gigante de tecnologia Google.

Cointimes Awards

2 – Bitcoin SV (280,19%)

O Bitcoin Satoshi Vision é basicamente uma cópia do Bitcoin, é provavelmente a criptomoeda mais polêmica de todas.

Como você já deve saber, o Bitcoin é uma criptomoeda descentralizada, porém, não é fácil atualizar um software descentralizado, e diferentes grupos discordam de como uma criptomoeda deve se desenvolver, e é dessas divergências que surgem os forks.

Forks são cisões em projetos, e o primeiro deles foi o Bitcoin Cash (BCH), e do BCH houve outra cisão, finalmente o Bitcoin SV (BSV). Você pode conhecer mais sobre essa criptomoeda neste vídeo:

Devo dizer que sua valorização ter superado tanto o Bitcoin Cash quanto o Bitcoin me surpreendeu.

Cointimes Awards

3 – Tezos (145,90%)

A Tezos alcançou a terceira da lista, o que é uma ótima notícia para muitos brasileiros.

O projeto anunciou uma parceria bilionária com o Banco BTG Pactual em julho do ano passado, se tornando uma das criptomoedas que mais investem no Brasil.

Há cerca de 9 meses ela foi listada na Coinbase e subiu 40%, esse foi realmente um bom ano para a Tezos.

Seu desempenho foi impressionante e em breve teremos um review desta criptomoeda no canal do Cointimes no Youtube.

Cointimes Awards

4 – Huobi Token (71,27%)

O Token da exchange de Singapura é similar ao BNB, sendo que com um desempenho bem superior no último ano. Quem holdou Binance Coin por um ano infelizmente teve um prejuízo superior a 25%.

No último ano, a exchange já chegou a se juntar ao governo chinês para criar blockchain estatal e segundo um relatório, foi a segunda exchange preferida dos criminosos para lavar dinheiro.

Mesmo assim, mostrou resultados incríveis nesse último ano.

5 – Bitcoin (48,67%)

A essa altura o Bitcoin provavelmente dispensa apresentações, mas seus retornos continuam impressionando.

Cointimes Awards

Por diversas vezes a principal criptomoeda teve sua morte decretada, mas persistiu se atualizando e se tornando mais robusta.

Enquanto isso, o BTC continua trazendo arrependimentos para aqueles que desistem de investir nele por achar que “já subiu o que tinha que subir”.

A boa posição desse ativo na lista continua nos mostrando o quão difícil é encontrar uma altcoin que o supere em desempenho, até porque já existem milhares delas. “O próximo Bitcoin” pode ser o próprio Bitcoin.

6 – Ethereum (25,73%)

Ela é uma das criptomoedas mais utilizadas no mercado. Sua tecnologia permite a criação de contratos inteligentes e aplicativos descentralizados.

Cointimes Awards

Com o avanço do seu desenvolvimento a expectativa dos investidores se mostrou bem alta, resultando em uma excelente colocação na nossa lista.

Apesar de ser adiada várias vezes, o Ethereum 2.0 deve ser lançado ainda esse ano, segundo um dos desenvolvedores. Essa atualização pode fazer a demanda pela criptomoeda subir ainda mais, e nós já nos antecipamos com um tutorial de como ganhar dinheiro com o Ethereum 2.0.

7 – Bitcoin Cash (3,43%)

A criptomoeda que ganhou o apoio de pioneiros como Roger Ver e Dâniel Fraga também foi uma das melhores do mercado.

Apesar de não ter alcançado valorizações absurdas como o BSV e o BTC, ainda sim foi, por um ano inteiro, foi melhor ter Bitcoin Cash no celular do que dólares na carteira. Curioso, não?

Cointimes Awards

8 – Monero (2,67%)

E a privacidade também alcança a lista! Em apenas um ano a criptomoeda Monero mudou completamente.

Um novo algorítimo de mineração, o RandomX, foi implementado e ele prioriza processadores normais à máquinas específicas.

Inclusive fizemos um tutorial explicando como minerar Monero em casa com esse novo método.

Recentemente também, o Monero Research Lab trouxe a proposta de melhorar a eficiência das transações e, ao mesmo tempo, aumentar o anonimato com a proposta Triptych.

Cointimes Awards

Provavelmente por ter a maioria de suas novidades apenas recentemente, a maior parte do seu desempenho foi alcançado já em 2020, tendo performado melhor que o Bitcoin neste curto período.

Mas em alguns casos, era melhor ter dólar mesmo

Como deixamos claro no começo do artigo, analisaríamos apenas as 17 principais criptos. E mesmo dentre as principais, seu investimento pode estar sujeito a riscos.

17 principais criptomoedas

Segundo dados da Messari, se você tivesse holdado por um ano XRP, Litecoin, BNB, EOS, Cardano, Stellar ou Tron, estaria amargando enormes prejuízos.

Além do custo de oportunidade que não se recupera mais. No entanto, quero deixar claro que não é o desempenho de um ano que determina que projetos são bons ou quais não são.

Cointimes Awards

E então, quais criptomoedas você está esperando que se valorize nos próximos 12 meses? Deixe nos comentários abaixo!


As criptos Chailink, BSV, Tezos, BTC, Ethereum, Bitcoin Cash e Monero já estão listada na NovaDAX

As melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

São mais de 70 pares de criptos com liquidez garantida, transações imediatas e saques na hora. 

Cointimes Awards

Além de transferências de criptomoedas gratuitas entre usuários.Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br